PLANO DE AULA
TEMA: MONTAR UMA CADEIA ALIMENTAR UTILIZANDO TECNOLOGIA DIGITAL
Autor Wilson Cesar da Silva
MONTE BELO - MG Secretaria Municipal de Educação de MONTE BELO
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Pesquisar com os alunos na Internet sobre o que é cadeia alimentar
Montar uma história em quadrinhos sobre cadeia alimentar
Montar uma pirâmide representando aspectos da cadeia alimentar
Integrar a tecnologia no currículo escolar
Desenvolver o hábito de pesquisa e criação de atividades
Incentivar o ato criativo
Duração das atividades
1 semana
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos para desenvolver esta aula deverão ter conhecimentos elementares de cadeia alimentar que já foi estudado em outros anos escolares e também deverão ter noção de informática para montar suas atividades com o conteúdo trabalhado, mas o professor poderá atuar como mediador colaborando com os alunos que necessitarem de ajuda.
Estratégias e recursos da aula
Primeiramente será feita uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos sobre cadeia alimentar e sobre como utilizar as tecnologias digitais para desenvolver o conteúdo proposto, através de conversas dirigidas e diálogos com a turma. Em seguida será elaborado um roteiro de aprendizagem visando pesquisa na internet sobre o tema cadeia alimentar e em seguida distribuição de tarefas para a turma como:
* Montagem de uma história em quadrinhos sobre o tema utilizando recursos digitais como tabelas, imagens, legendas e outros que eles conheçam.
* Montagem de uma pirâmide representando a cadeia alimentar com as divisões da seguinte forma:
* Encontrar as imagens na Internet e inserir na pirâmide nos locais corretos.
Recursos Complementares
Para suporte na montagem das histórias em quadrinhos acessarem:
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/quadrinhos-a-turma-do-ze-neurim/
Programa Hagaquê para montagem das histórias em quadrinhos
Tutorial;
http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80
Avaliação
Observar a realização das pesquisar e registrar nos portfólios dos alunos o desenvolvimento das atividades no decorrer das aulas, lembrando-se que o produto final deverá ser uma pirâmide montada no computador registrando imagens colocadas devidamente nos locais corretos de acordo com as nomenclaturas: produtores, consumidores primários, consumidores secundários, consumidores terciários, o que demonstrará se o conceito destes termos foram assimilados, bem como a história em quadrinhos que também servirá de subsídio para a avaliação dos conteúdos apreendidos e das habilidades desenvolvidas como competências em pesquisar, selecionar, copiar e colar as imagens bem como legendas, falas, balões e outros recursos, além da linguagem empregada na história que deverá ter início, meio e fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário