domingo, 4 de dezembro de 2011

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS

ATIVIDADE 1.1
Quem sou como professor aprendiz?Fazer um exame de consciência, sobre sua prática docente, para responder à pergunta.
Como professor em sala de aula que fui durante vários anos; sempre utilizei de vários métodos, técnicas e materiais diversificados, pois os alunos exigem o tempo toda esta diversificação ou do contrário as aulas tornam se monótonas e chatas. Quando a escola somente tinha os livros eu procurava realizar os trabalhos didáticos e pedagógicos utilizando os livros de vários autores e enriquecendo com revistas, jornais e gravura montando álbuns, coleções, quebra cabeças e outros jogos. Quanto ao uso de equipamentos antes mesmo da era da informática já gostava de levar para a sala aparelhos de som com gravadores e fitas cassetes para ouvir histórias infantis e montar apresentações utilizando o som e montando álbum de fotos. Com a TV e o vídeo também foram possíveis realizar várias atividades e posteriormente com o DVD fazendo filmagens com os alunos em trabalhos de campo sobre o meio ambiente por exemplo. Em se tratando de computadores especificamente, fiquei por um ano realizando trabalhos em laboratório de informática numa escola especial onde trabalhava com tecnologia assistiva utilizando as várias mídias para desenvolver a aprendizagem dos alunos. Foi um trabalho muito bom e atualmente pretendo com este curso repassar para os professores coristas da minha turma que será formada o que estou aprendendo sobre as várias possibilidades de se trabalhar com as TICs.
Quanto aprender a aprender, citando Jacques Dellors, que amplia a aprendizagem para quatro pilares da educação, procuro sempre estar em constante aprendizagem com os colegas, com o ambiente, com as situações, com os alunos e embora toda transformação e mudança geram desconforto; vale a pena porque depois que assimilamos e acomodamos o conhecimento e o saber, remetendo a  Jean Piaget, os novos conhecimentos adquiridos devem ser  colocados em prática pois mostra que aprendemos. Segundo os autores citados como suporte para a realização das atividades, as TICs não são somente os computadores, mas tudo o que podemos utilizar em conjunto com os computadores e estes são como disse no texto a última geração de atualização didática em sala de aula e a partir deles outras tecnologias virão para enriquecer ainda mais as mídias existentes.
ATIVIDADE 1.2
Registrando a própria reflexão

Sempre estive em contato direto com escola, pois minha mãe era professora e morávamos em uma casa num bairro de zona rural anexada em uma escola e antes disso na casa de meu avô funcionava uma escola particular porque não havia escola pública e sempre tive vontade em ingressar na área da educação Minha mãe dizia que ser professor era muito desgastante, mas que ela adorava e eu via o seu exemplo.
Fiz eletrônica, mas o que gostava era de magistério. Aí fiz o magistério e comecei a dar aulas numa igreja, pois no bairro onde comecei minha carreira não tinha escola. O bairro chamava-se Santa Rita e a igreja era dedicada à santa. Sempre refleti muito sobre meu inicio de carreira voltando às vezes ao passado. Passei grande parte sem estudar, ingressei na área da saúde, mas preferi ficar só na educação. Algum tempo depois em que já havia passado por várias escolas e por várias séries senti que tinha que me aprimorar. Aí ingressei numa faculdade para fazer letras, mas parei. E assim tentei fazer o curso de letras mais duas vezes, parando também. Somente em 2000, quando ingressei no curso de Pedagogia na Universidade Alzira Velano – UNIFENAS de Alfenas, é que prossegui até concluir a graduação. Após a graduação senti que deveria sempre atualizar-me. Fiz vários cursos de capacitação, atualização e sempre ministrando aulas cada ano numa escola e em várias séries desde educação infantil até anos finais do ensino Fundamental. Trabalhei numa escola como professor recuperador de Ensino Médio e fui Supervisor Pedagógico também em uma escola num distrito de Monte Belo.
Em todas estas realidades sempre refleti como as crianças aprendem, procurando ler muito Piaget, Vigotski e Freud. Especializei-me em Psicopedagogia por estar em uma Escola Especial e achei o curso formidável pois me abriu portas para melhorar como professor, pedagogo, psicopedagogo e com isso parti para mais três pós graduações: Educação Especial com ênfase em Educação Inclusiva; Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; e Docência do Ensino Superior. Trabalhei com Tecnologia Assistiva numa Escola Especial (APAE) e utilizei muito as TICs como mais um recurso didático pedagógico incomparável que me ajudou a defender minha monografia sobre a importância da tecnologia na Educação. A Educação Especial me fez refletir sobre a importância da diversidade e da inclusão para que a educação seja um direito de todos como afirmam várias legislações sobre o assunto.
Como professor universitário da UNIPAC ministrando aulas de Cultura Religiosa, Portadores de NEEs e Filosofia da Educação senti que poderia ajudar outros professores a refletirem melhor sobre a prática pedagógica diante de tantos temas atuais como a Inclusão e a Tecnologia na Educação.
Atualmente exerço minha profissão numa Secretaria Municipal de Educação e estou fazendo este curso oferecido pelo PROINFO, o que me dá chance de estender este meu sonho de repassar os conhecimentos que acumulei e que são muito úteis para mim e espero que para os demais profissionais da educação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário