terça-feira, 29 de novembro de 2011
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Pesquisa, leitura e elaboração de um hipertexto com o tema “Educação Humanista Inovadora”
Pesquisa, leitura e elaboração de um hipertexto com o tema “Educação Humanista Inovadora”
Através de pesquisa no site http://www.eca.usp.br/prof/moran/, foi possível pesquisar vários textos na opção “Educação Humanista Inovadora” de autoria de José Manuel Moran.
Escolhi a opção Tecnologias na Educação, a qual me possibilitou acesso a vários textos.
Com a leitura do texto A Educação em tempos do Twitter, tive oportunidade de conhecer, na visão do autor, várias questões colocadas ao professor que o desafiam nestes tempos em que as tecnologias são uma realidade na vida e na sociedade.
No texto Vídeos são instrumentos de comunicação e de produção, o autor destaca o papel dos vídeos na sala de aula como instrumentos de produção e de comunicação para os professores e para os alunos num trabalho pedagógico.
Em A TV digital e a integração das tecnologias na educação ele discute as várias mídias digitais e fala sobre a integração entre elas numa constante evolução.
Segundo Moran, no texto As possibilidades das redes de aprendizagem, os professores podem ajudar o aluno incentivando-o, a saber, perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. Os professores podem focar mais a pesquisa do que dar respostas prontas, ou aulas todas acabadas.
Já no texto A integração das tecnologias na educação, ele questiona a resistência das escolas em adaptarem-se às novas tecnologias mostrando-se tradicionais.
No texto As mídias na educação, Moran afirma que as mídias educam e que elas devem ser integradas na educação
Em Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias, Moran discute novos espaços em que o educador pode atuar com a utilização das novas tecnologias, abrindo novos caminhos para a carreira docente numa visão mais moderna e tecnológica.
Lousa digital
O Uso das Novas Tecnologias Digitais na Educação
“Tecnologias na Educação”
Como professor em sala de aula que fui durante vários anos; sempre utilizei de vários métodos, técnicas e materiais diversificados, pois os alunos exigem o tempo toda esta diversificação ou do contrário as aulas tornam se monótonas e chatas. Quando a escola somente tinha os livros eu procurava realizar os trabalhos didáticos e pedagógicos utilizando os livros de vários autores e enriquecendo com revistas, jornais e gravura montando álbuns, coleções, quebra cabeças e outros jogos. Quanto ao uso de equipamentos antes mesmo da era da informática já gostava de levar para a sala aparelhos de som com gravadores e fitas cassetes para ouvir histórias infantis e montar apresentações utilizando o som e montando álbum de fotos. Com a TV e o vídeo também foram possíveis realizar várias atividades e posteriormente com o DVD fazendo filmagens com os alunos em trabalhos de campo sobre o meio ambiente por exemplo. Em se tratando de computadores especificamente, fiquei por um ano realizando trabalhos em laboratório de informática numa escola especial onde trabalhava com tecnologia assistiva utilizando as várias mídias para desenvolver a aprendizagem dos alunos. Foi um trabalho muito bom e atualmente pretendo com este curso repassar para os professores cursistas da minha turma que será formada o que estou aprendendo sobre as várias possibilidades de se trabalhar com as TICs.
A tecnologia criou, na educação, um cenário ainda mais impactante!
Ela rompeu com a forma tradicional do aluno obter o aprendizado não apenas nas salas de aula como na vida.
Fim dos quadros de giz, agora seria a hora de experimentar o aprendizado com as lousas digitais e com a tecnologia dos datas show.
Ao invés de boletim em papel, as notas sairiam pelo boletim eletrônico e ao invés de caderneta de presença, o aluno teria uma forma digital de se mostrar em sala de aula.
Sem dúvidas, esta nova ambientação tornou as aulas ainda mais agradáveis para os alunos/internautas da era digital.
Procuro sempre estar em constante aprendizagem com os colegas, com o ambiente, com as situações, com os alunos e embora toda transformação e mudança geram desconforto; vale a pena porque depois que assimilamos e acomodamos o conhecimento e o saber, os novos conhecimentos adquiridos devem ser colocados em prática, pois isso mostra que aprendemos. Como suporte para a realização das atividades, as TICs não são somente os computadores, mas tudo o que podemos utilizar em conjunto com os computadores e estes são como disse no texto a última geração de atualização didática em sala de aula e a partir deles outras tecnologias virão para enriquecer ainda mais as mídias existentes.
Figura 1 – Modelo de sala de aula informatizada
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiV1hFOrHvmiZH1kKJXmU-5Kx0h_nuJfX33gF2NqAYbE1LubUzEvB9Fqs-l4qFu-5Y03S6g8zG7AAoz74prC1I1TeVL64jdlvIic37JY2F-WRDMVgSN8SnmN6Lsr0NFfMArvSc0GGglKm8/s1600/Salas+Informatizadas+Oppitz+-+Mauricio+Oppitz+(11).jpg
Figura 2 – Sala de aula digital com lousa interativa e carteiras informatizadas
Assinar:
Postagens (Atom)